Sistema de Purificação de Águas da Comunidade do Rio Anauerapucu
A comunidade do Rio Anauerapucu existe no município de Santana/AP, com, à época, em torno de 1000 habitantes. Esta comunidade se localiza na beira do Rio Anauerapucu (Rio Vila Nova), que por sua vez alimenta o Rio Amazonas.
Apesar de possuir águas doces, diferentemente de outros projetos realizados pela equipe do LABDES as águas do rio apresentaram contaminação bacteriana, inviabilizando portanto as reservas hídricas para consumo da população.
Nas águas do rio que abastecem a comunidade foram detectadas altas taxas de coliformes, causando prejuízo à saúde da população local. Desta maneira foi desenvolvido um sistema de membranas voltado para tratamento específico deste tipo de águas para retomar o abastecimento.




Utilizando a tecnologia de membranas foi possível realizar a construção do sistema, inovador na região, que permite o tratamento de águas poluídas sem a adição de produtos químicos que podem causar mais danos à saúde da população.
Este projeto foi realizado contando com parcerias da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do estado do Amapá (SETEC/AP) e da Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP). O projeto foi concluído em 2010 e instalado no interior da Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, para ser gerido e abastecer a população local.


Reportagem realizada durante a entrega do projeto na comunidade