Inaugurado no dia 13 de Abril de 2019, o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização, acoplado ao LABDES, é fruto de uma parceria entra a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o próprio LABDES.

    O CTTD tem o intuito primário de realizar análises de desempenho em sistemas de dessalinização oferecidos no mercado para a determinação da eficiência dos mesmos. Desta maneira o objetivo é permitir que empresas ou órgãos governamentais interessados em dessalinização de águas possam ter a confiabilidade necessária no equipamento.    

    Em outros pontos, o CTTD realiza testes em equipamentos experimentais, para validação de novas tecnologias para processos de dessalinização, além de realizar aulas e treinamentos para a operação e manutenção de dessalinizadores. Tecnologias testadas no centro também podem ser voltadas para a purificação de águas doces ou salobras. 

    Os dados obtidos pelo centro acerca das tecnologias de dessalinização provém de um conjunto de sensores de vazão e pressão eletrônicos e analógicos, acoplados um um softare de armazenamento de dados desenvolvido exclusivamente para a operação do centro, e análises físico-químicas realizadas sob demanda juntamente com o laboratório.

PHOTO-2019-07-19-12-07-34
5 Hidrix
20210406_162053

Realização de testes no CTTD

    A estrutura do CTTD com o apoio do LABDES permite a testagem dos equipamentos com águas caracterizadas em laboratório, no aspecto físico-químico, sob medida com relação às águas às quais o equipamento se destina a tratar. Em conjunto a etapa laboratorial, o CTTD contém reservatórios e uma infraestrutura física própria para testagens, permitindo o acompanhamento dos responsáveis pelo equipamento aos dias de teste. A estrutura contém a possibilidade de implantação de qualquer tipo de equipamento de dessalinização para testes, incluindo um conjunto de sensores, analógicos e digitais, para acompanhamento da performance do equipamento em tempo real. Em conjunto com toda a estrutura, existe o software de acompanhamento, desenvolvido exclusivamente para a operação do CTTD, para que seja possível observar a evolução da eficiência do equipamento e dos custos de produção da água, tanto para a equipe do CTTD quanto para o acompanhamento dos responsáveis.

    A série de testagem dos equipamentos pode ser solicitada por qualquer interessado, entrando em contato com a equipe do LABDES. Com os estudos e testes de equipamentos realizados é produzido um relatório completo, acerca da tecnologia, à empresa, incluindo a avaliação final de recomendação da tecnologia de dessalinização.

 

    Os equipamentos, ao final dos testes, são avaliados em notas variando de 0 a 10, sendo 0 completamente insatisfatório e 10 completamente satisfatório. Esta nota avalia todos os aspectos da tecnologia, desde a eficiência em dessalinização de águas e capacidade de produção, até parâmetros como desgaste, custos de energia, manutenção e materiais auxiliares, etc. O objetivo final do relatório é produzir uma validação oficial para a tecnologia, desta maneira, empresas ou órgãos interessados em dessalinização de águas possam verificar a qualidade do equipamento de acordo com a finalidade desejada.

20190826_115857 (1)
6
10

Chegada de equipamentos para testes