Desenvolvimento de Membranas Cerâmicas para Processos de Purificação de Águas
As riquezas naturais brasileiras já são um fator conhecido não só pelo povo brasileiro como por grande parte da comunidade internacional. A riqueza em areias monazíticas é uma destas que pode auxiliar a indústria brasileira em uma grande ferramenta tecnológica, a produção de material cerâmico de alta qualidade para a processos de purificação de águas.
A aplicação de material cerâmico em membranas é vantajosa em diversos aspectos, em especial pela capacidade de remoção de óleos e graxas, que danificam membranas poliméricas durante o processo de separação, tornando a produção e o descarte dos mesmos mais limpos.
O LABDES é pioneiro na produção de membranas cerâmicas na América Latina e único no Brasil, com a implementação do LABCEM, Laboratório de Membranas Cerâmicas, acoplado à estrutura do LABDES. Este laboratório foi criado em 2012, fruto de uma parceria com a ATECEL e a PETRBRÁS.
Além de ser pioneiro na produção de membranas cerâmicas, o LABDES possui linhas de trabalho envolvendo técnicas para a purificação de águas e remoção de diversos compostos nocivos ao ser humano e ao meio ambiente, como microplásticos, resíduos de petróleo, entre outros.