Produção de Hidrogênio Eletrolítico Utilizando Energia Renovável
Um dos principais paradigmas da engenharia na atualidade ocorre pela produção de substâncias poluidores das pelas plantas químicas. A energia consumida pelas plantas tende a ser um dos principais fatores de poluição, visto que a energia elétrica externa no Brasil hoje provêm de fontes fósseis ou grandes hidrelétricas, e a energia utilizada para aquecimento consistentemente vem da queima de biomassa ou outros combustíveis.
Neste ponto a produção de hidrogênio eletrolítico permite uma alternativa sustentável, visto que sua queima atinge uma temperatura extremamente elevada, substituindo a queima de matéria orgânica, e não produz gás carbônico ou material poluidor como resíduo, apenas água destilada. Por ser um material limpo, pode ser utilizada como um substituto para armazenamento, no lugar de baterias, eliminando a utilização de íons metálicos poluidores que são utilizados nas baterias tradicionais.
A produção do hidrogênio ocorre pela quebra da molécula da água, consumindo energia elétrica, vinda de plantas eólicas ou fotovoltaicas, formando os gases hidrogênio e oxigênio. Desta maneira a pesquisa acerca da produção de hidrogênio verde vem sendo acelerada, como alternativa energética renovável e sustentável.