Técnicas de Reuso de Concentrado de Dessalinização

    A operação de sistemas de dessalinização incorre na produção de um rejeito, chamado concentrado da dessalinização, contendo água com maior quantidade de sais do que a alimentação original. Este rejeito não é potável e, a depender da concentração final de sais, deve ser descartado com cuidado. Entretanto, existem formas de reutilizar a água do concentrado em outras atividades.

    Entre os desenvolvidos no LABDES, destacam-se a criação de tilápias e camarões em tanques contendo a água do concentrado, produção de folhosos hidropônicos, como alface, rúcula, agrão, etc. e produção de algas com valor comercial, como espirulina e chlorella.

    Estas atividades são responsáveis por agregar valor ao processo, aderindo à proposta de economia circular, de utilização dos rejeitos do processo original. Desta maneira, especialmente em comunidades isoladas e afetadas pela escassez hídrica, é possível acrescentar valor econômico ao processo de dessalinização, além de propiciar a produção de alimentos e empregos nas comunidades.