Processos de Separação com Membranas Cerâmicas

    Processos de separação com membranas são atualmente processos extremamente comuns e tecnológicos utilizados na indústria. Entretanto, membranas poliméricas são mais comumente utilizadas, visto que estas possuem tecnologia mais consolidada no cenário atual.

    A tecnologia de membranas cerâmicas já está em desenvolvimento avançado no exterior, com pesquisas e aplicações industriais. No Brasil entretanto o único laboratório que produz membranas cerâmicas é o LABDES. Pela sua grande diversidade de aplicações, desde processos de purificação de águas tradicionais até a produção de reatores catalisados por membranas, a pesquisa deste tipo de tecnologia é vista com grande potencial para a indústria no futuro.

    Em conjunto com as vantagens de utilização, o material cerâmico para a produção de membranas é extremamente comum no Brasil. A principal fonte de material cerâmico são as areias monazíticas, encontradas em grande parte do Nordeste brasileiro, que é exportada para produção no exterior. Desta maneira, a nacionalização da produção de membranas tem potencial para geração de tecnologia de ponta 100% nacional.