Sobre o LABDES

O Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES) foi implantado em 2003, no âmbito do Departamento de Engenharia Química do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, através da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Tornou-se um laboratório multidisciplinar, em função das suas atuações em projetos de pesquisa e extensão relacionados a diversas áreas de conhecimentos da ciência e tecnologia, para estudar e procurar resolver problemas, de ordem social e ambiental.
Coordenado pelo Prof. Kepler Borges França (Phd), possui área coberta de aproximadamente 600 m2, que abrangem:
– Laboratório para análises físico-químicas águas;
– Laboratório para análises bacteriológicas de águas;
– Laboratório para desenvolvimento de membranas cerâmicas (LABCEM);
– Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD);
– Laboratórios para análises de sistemas com energias alternativas;
– Oficina;
– Auditório (com 30 lugares);
– Sala de estudos;
– Sala de coordenação.
Possui uma equipe formada por professores; pesquisadores; alunos de doutorado, mestrado, de iniciação científica e voluntários; estagiários da Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal de Campina Grande e técnicos mecânicos.
Considerando a experiência, ao longo dos anos, em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, o LABDES capacita mestres e doutores em processos tecnológicos com membranas para fins de purificação, dessalinização e reuso de águas. Envolve alunos dos Departamentos de Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Desenho Industrial, Ciências Biológicas dentre outros.
Junto com os Programas Água Boa e Água Doce do Ministério do Meio Ambiente (MMA), projetou e implantou diversos sistemas de dessalinização de águas salobras na região Semiárido, de águas salobras. Também foi responsável pelo projeto da primeira usina de dessalinização de água do mar para atender ao Arquipélago de Fernando de Noronha e também sistemas de purificação de águas, na região da Amazônia, para beneficiar comunidades ribeirinhas.
Atualmente, o LABDES apoia as atividades técnicas pertinentes às demandas do Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (CTTD/MCTI).
No âmbito do LABDES são desenvolvidos projetos de pesquisas, envolvendo: água (processos de dessalinização, reuso e monitoramento da qualidade), energias renováveis, automação e materiais cerâmicos (membranas cerâmicas).
