Tratamento de Efluentes Utilizando Microalgas
O tratamento de efluentes de qualquer espécie é uma atividade cada vez mais requisitada para atender as necessidades da população e da indústria. Tratamentos convencionais com produtos químicos são limitados para a resolução de problemas relacionados à poluição contida nos efluentes, entretanto, tendo em vista a escassez de água não só no Brasil como no planeta como um todo, o tratamento destes efluentes é de extrema necessidade.
A grande importância do tratamento de efluentes domésticos e industriais se dá principalmente pela necessidade de consumo de água para atividades em que pode ser utilizada água que não seria direcionada para consumo humano, porém, o tratamento e despejo inadequado deste resíduo pode levar à contaminação do solo, causando a percolação da poluição para mananciais subterrâneos, e a poluição de mananciais superficiais, como rios, lagos e o próprio oceano. Esta poluição põe em risco a saúde da população em contato com as regiões contaminadas e ataca os ecossistemas locais, podendo causar grave desequilíbrio ambiental no local.
A utilização de microalgas se dá pela grande quantidade de compostos contendo NPK presente em efluentes descartados. Enquanto tóxicos e poluidores para ambientes naturais, o NPK serve como nutriente para as microalgas, acelerando seu desenvolvimento e realizando a limpeza do efluente. A água de reuso pode ser separada das microalgas com a utilização de filtros de membranas cerâmicas, retornando água de reuso para utilização industrial e até mesmo para consumo doméstico em algumas atividades.